

Teólogo, filósofo, escritor, professor e membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra. É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos. Ganhador do Prêmio Averroes (2014) que enaltece o pioneirismo e a generosidade intelectual.

Sociólogo da área médica e da saúde pública. É professor de Saúde e Assistência Social na Universidade de Northumbria, em Newcastle-upon-Tyne, no Reino Unido. Trabalhou como professor titular na Austrália, Japão, Reino Unido e EUA. Contribuidor de longa data para o estudo interdisciplinar da morte. Ele atua como patrono das associações nacionais de doulas na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. Fundador e um dos principais defensores das Comunidades Compassivas.

Atua como consultora sênior da Equipe de Aprendizagem Profissional do St. Christopher's. Foi Líder Clínica Nacional do Hospice UK. Atuou como Diretora Clínica e Consultora de Estratégia do St. Joseph's Hospice, no leste de Londres. É enfermeira de saúde geral e mental e possui doutorado com foco na experiência do usuário em cuidados paliativos. Foi pesquisadora sênior no Harris Manchester College, em Oxford. É membro do Senado Clínico de Londres e administradora do Hospice Care Kenya.

Mark Stoltenberg é médico especialista em cuidados paliativos no MGH e na Harvard Medical School. Diretor médico do Programa de Cuidados Paliativos Domiciliares e codiretor do Programa Global de Cuidados Paliativos do MGH. Liderou projetos de cuidados paliativos no Caribe, África Oriental e América Latina, trabalhou como consultor internacional para a OPAS e para a Associação Internacional de Energia Atômica (AIEA). Lidera um subgrupo do GT de Cuidados Paliativos da OMS.

Médica formada em 1988; Especialista em Clínica Médica e Politicas Publicas informadas por evidencias; Atuação exclusiva no SUS, nas áreas de Atenção Básica, Urgências/Emergências, gestão hospitalar e principalmente Atenção Domiciliar. Desde 2011 no Ministério da Saúde onde é a coordenadora geral de Atenção Domiciliar e da pauta dos Cuidados Paliativos.

Médico com mestrado em Medicina Social, doutorado em Medicina: Ciências Médicas e pós-doutoramento em Saúde Internacional. É professor titular do Departamento de Medicina Social. Coordena a Rede de Pesquisas em Atenção Primária da ABRASCO. É consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Coordenou o Censo Nacional das UBS do SUS, um projeto colaborativo liderado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, que avaliou mais de 45.000 UBS em todo o país.

Atualmente é Gestor do Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde/SAPS/MS. É Consultor do Ministério da Saúde a 15 anos, na gestão da PNPIC e na Atenção Primária à Saúde. Foi Coordenador Municipal de PICS em João Pessoa PB 2009-2010. É graduado em Educação Física pela UFPB.

Pós-Graduada em Cuidados Paliativos, UCP Lisboa. Mestre em Administração Pública , ISCTE - Lisboa, (reconhecido pela UFMG) e em Saúde Pública e Controle do Câncer, INCA. Tem especialização em Bioética pelo CFM / FMUP e é diretora do Hospital de Câncer IV - INCA [2019-Presente].

Professora Associada, Livre-docente do Curso de Terapia Ocupacional, Departamento de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e orientadora pelo Programa de Pós-Graduação de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, ambas da Universidade de São Paulo. Mestre e Doutora pela UNICAMP. É membro da EAPC Rehabilitation in Palliative Care Taskforce, da European Association of Palliative Care- EAPC.

Presidente da Sociedade Uruguaya de Medicina e Cuidados Paliativos. Doutor em Medicina e Mestre em Cuidados Paliativos (Madrid, Espanha). Docente nas áreas de Neuropatologia, Fisiopatologia e Farmacologia. Docente na UCU e UM em Montevidéu, Uruguai. Médico Assistente do Fundo Nacional de Recursos.

Enfermeiro, mestre e doutor na temática dos Cuidados Paliativos. Professor nos cursos de enfermagem, medicina e farmácia na UFSJ. Líder do projeto Favela Compassiva Rocinha/Vidigal. Consultor técnico do Ministério da Saúde para a Política Nacional de Cuidados Paliativos.

Doutor em Ciências da Saúde pela Ensp/Fiocruz. Pesquisador colaborador do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Cidadania (DIHS/Ensp/Fiocruz). Coordenador dos cursos de Especialização em Cuidados Paliativos com ênfase na Atenção Primária à Saúde e Direitos Humanos, Relações Étnico- raciais e Saúde na Ensp/Fiocruz. Tecnologista/Fisioterapeuta da Unidade de Cuidados Paliativos do Inca/MS.
PALIATIVISTAS
Implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos: Desafios e Estratégias | São Paulo, 16 a 19 de julho de 2025
Programado para ocorrer entre os dias 16 e 19 de julho em São Paulo, o 7° Encontro Brasileiro de Serviços e Ligas Acadêmicas de Cuidados Paliativos é organizado pelo Instituto Premier de Educação e Cultura e configura-se como um espaço aberto para a troca generosa e humanizada de conhecimentos e experiências.
Neste ano, o tema central – Implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos: desafios e estratégias – busca refletir sobre como vem se dando o processo de integração dos serviços de Cuidados Paliativos à Rede de Atenção à Saúde no Brasil. Como parte importante desta conquista, o Encontro irá abarcar e acolher a 2ª edição do Congresso da Frente PaliAtivistas.
A escuta atenta aos relatos de gestores e daqueles que atuam na linha de frente dos serviços de Cuidados Paliativos, nas várias regiões do Brasil e também fora do país, nos trará pistas preciosas sobre esse processo, além de elementos para entender a importância dos meios, métodos e estratégias para medir os primeiros impactos na oferta, acesso e qualidade dos serviços prestados.
Se o que nos move é o espírito público, se o que buscamos é alinhar desafios e oportunidades para que os Cuidados Paliativos encontrem régua, compasso e morada dentro do SUS, cumpre-nos agora contribuir para a qualificação e ampliação desse espaço legitimado na recentemente aprovada Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP).
Para isso, cada vez mais reconhecemos a força dos seis Encontros anteriores na construção e constituição da área no Brasil. A programação que cuidadosamente organizamos para esta 7ª edição não foge à regra.
Vale conferir, será um enorme privilégio ter você conosco neste evento!
PROGRAMAÇÃO
-
QUARTA-FEIRA, 16 DE JULHO19h EVENTO EXCLUSIVO Dedicado aos Centros QELCA® e Colegiado Paliativistas.
-
QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO9h – ABERTURA OFICIAL Anfitrião: Instituto Premier - Ministério da Saúde - Mariana Borges Dias - Frente Paliativistas - Julieta Fripp - IAMSPE - Sara Krasilcic - Representante de Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos - ANCP - João Batista Garcia - Instituto Premier - Samir Salman 9h40 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA O valor do cuidado - Leonardo Boff 10h30 – INTERVALO Café e intervenção cultural: fortalecendo a rede de relacionamentos PALESTRAS 11h – 11h30 PANORAMA E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS DO SUS Mariana Borges Dias, coordenadora geral de Atenção Domiciliar e Cuidados Paliativos do Ministério da Saúde 11h40 – 12h10 PAPEL DAS EQUIPES MATRICIAIS E ASSISTENCIAIS DE CUIDADOS PALIATIVOS NO SUS Alexandre Silva, professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e consultor técnico do Ministério da Saúde na Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar (CGADOM/DAHU/SAES) 12h15 – 12h45 – DEBATE COM O PÚBLICO - Moderadora: Julieta Fripp 12h45 – 14h30 – ALMOÇO 14h30 – 15h ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO A MEDICAMENTOS ESSENCIAIS E INSUMOS NA PNCP Spártaco Galvão Fogaça de Almeida, integrante da equipe técnica da Coordenação Geral de Atenção Domiciliar na SAES - Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde 15h10 – 15h40 EXEMPLO DE IMPLEMENTAÇÃO: POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES Daniel Amado, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) do Ministério da Saúde 15h40 – 16h10 – DEBATE COM O PÚBLICO - Moderadora: Renata Freitas 16h15 – INTERVALO Café e intervenção cultural: fortalecendo a rede de relacionamentos 16h45 – 17h15 REDE COLABORATIVA PARA DESENVOLVIMENTO DOS CUIDADOS PALIATIVOS NA AMÉRICA LATINA Mark Stoltenberg, Massachusetts General Hospital (EUA) 17h20 – 18h 20 ANOS DA MORTE DE CICELY SAUNDERS - IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE REDES DE EDUCAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS Heather Richardson, do St. Christopher’s (Reino Unido) 18h – 18h30 – DEBATE COM O PÚBLICO - Moderador: João Batista Garcia 18h30 – ENCERRAMENTO
-
SEXTA-FEIRA, 18 DE JULHOPALESTRAS 9h – 9h30 ESTADO DA ARTE DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO BRASIL Luiz Augusto Facchini, professor do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) 9h40 – 10h10 A IMPORTÂNCIA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARA A INTEGRAÇÃO DOS CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Karla Giacomin, coordenadora da Frente Nacional de Fortalecimento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) - Belo Horizonte 10h10 – 10h40 – DEBATE COM O PÚBLICO - Moderador: Luis Fernando Rodrigues 10h40 – INTERVALO Café e intervenção cultural: fortalecendo a rede de relacionamentos 11h10 – 11h40 QUESTÕES BIOÉTICAS SOBRE A MORTE ASSISTIDA Luciana Dadalto, administradora do portal www.testamentovital.com.br 11h50 – 12h20 CUIDADOS PALIATIVOS NO CONTEXTO DA MORTE MEDICAMENTE ASSISTIDA (MAiD) NO CANADÁ Henrique Parsons, diretor do Serviço de Cuidados Paliativos do Ottawa Hospital (Canadá) 12h20 – 12h50 – DEBATE COM O PÚBLICO - Moderadora: Maria Julia Kovács 12h50 – 14h30 – ALMOÇO PALESTRAS 14h30 – 15h00 [ em vídeo ] POLÍTICA PÚBLICA DE CUIDADOS PALIATIVOS: UM MODELO DE SAÚDE SOCIAL Allan Kellehear, professor na Universidade de Northumbria (Reino Unido) 15h00 – 15h30 BIOÉTICA: UM OLHAR SOBRE A VULNERABILIDADE Josimário da Silva, professor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 15h30 – 16h00 CUIDADOS PALIATIVOS PELA VOZ DO PACIENTE Tom Almeida e Juliana Dantas, jornalistas e fundadores do Movimento inFINITO e Fernanda Pires, paciente da Casa Lavanda, todos representando o Instituto Ana Michelle Soares 16h00 – 16h30 IMPLEMENTAÇÃO DA PNCP: DA TEORIA À PRÁTICA Julieta Fripp, coordenadora da Cuidativa - Centro Regional de Cuidados Paliativos - UFPel e integrante da Secretaria Executiva da Frente PaliATIVISTAS 16h30 – 17h00 – DEBATE COM O PÚBLICO - Moderadora: Ana Claudia Mesquita Garcia 17h00 – INTERVALO Café e intervenção cultural: fortalecendo a rede de relacionamentos 17h30 – 18h00 PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO Criação de uma rede de transição de cuidados e implementação dos Cuidados Paliativos no Estado de São Paulo Ricardo Tavares de Carvalho, médico coordenador do Núcleo Técnico-Científico de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) 18h00 – 18h20 A IMPORTÂNCIA DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS PARA O AVANÇO DA PNCP Lívia Costa de Oliveira, do Instituto Nacional do Câncer (INCA) 18h20 – 18h40 REABILITAÇÃO PALIATIVA Marysia De Carlo, professora associada (Livre-docente) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) 18h40 – DEBATE COM O PÚBLICO - Moderador: Roberta Antonelli (ANCP) 19h10 – ENCERRAMENTO
-
SÁBADO, 19 DE JULHOPALESTRAS TED: o que você falaria para o PaliATIVISTA do futuro? 9h – 9h20 Rodolfo Moraes - Santa Casa de Franca 9h20 – 9h40 Juliana Dantas - inFINITO e Instituto Ana Michelle Soares 9h40 - 10h00 Rafaella Aquino - Cabana Compassiva 10h00 - 10h20 Mariana Borges - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP) 10h20 – INTERVALO Mini-café 10h40 – 11h40 PALIATIVISTA DO FUTURO Mesa temática sob organização de estudantes de graduação em saúde das Ligas Acadêmicas de Cuidados Paliativos 11h40 – 12h10 – DEBATE COM O PÚBLICO - Moderador: Cássia Dalbosco 12h10 – ENCERRAMENTO | INTERVENÇÃO CULTURAL 12h30 – ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO
![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
SUBMISSÃO
DE PÔSTERES
Está aberta a submissão de pôsteres para exposição no 7° Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos.
Apresente seu Serviço ou Liga, são duas categorias:
-
Relato de Serviços de Cuidados Paliativos
-
Relato de Ligas Acadêmicas de Cuidados Paliativos
O sistema para a submissão dos arquivos segue aberto até 29 de junho.
EQUIPE ORGANIZADORA












SERVIÇOS E INSTITUIÇÕES
LIGAS ACADÊMICAS





























EDIÇÕES ANTERIORES
Auditório do Centro Integralidade do IAMSPE Rua Pedro de Toledo, 1800, Vila Clementino, São Paulo
