NOSSAS AÇÕES
Pesquisa, educação, ações sociais e culturais fazem parte da razão da existência do Instituto Premier.
Pesquisa e Educação
Curso de férias em Cuidados Paliativos
Todos os anos, nos meses de janeiro e julho, o Hospital Premier abre as portas para seu curso de férias, que oferece uma vivência observacional na prática interprofissional em Cuidados Paliativos para estudantes de graduação de todo o país.
Pós Graduação em Cuidados Paliativos
O curso de pós-graduação Cuidados Paliativos num Modelo de Atenção Integral à Saúde teve início em 2013 e formou a primeira turma em dezembro de 2015. Voltadas à equipe multiprofissional do Premier, as disciplinas incluíram conceitos de Cuidados Paliativos, envelhecimento, legislação, controle de sintomas, assistência à família, terminalidade e luto.
Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos
A proposta de compreender a natureza dos diferentes serviços e promover a troca de experiências entre as equipes atuantes em Cuidados Paliativos no país nasceu em 2012, em uma iniciativa do Hospital Premier e de parceiros como a Faculdade de Medicina de Itajubá, o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos.
Saiba mais no hotsite do evento: www.premierhospital.com.br/encontro
Prata da Casa
Criada em 2008, a publicação Prata da Casa: Escritas do Cotidiano de uma Equipe que Cuida tem como um de seus principais intuitos compartilhar saberes e práticas adquiridas a partir das vivências da equipe multiprofissional do Hospital Premier. Mais de 150 artigos foram publicados nas sete edições da revista, que contou com a colaboração de mais de 100 autores.
Viver a Música: Formação de Músicos Atuantes em Instituições de Saúde
Com o objetivo de preparar músicos profissionais e amadores para atuar em hospitais e instituições de longa permanência, o Hospital Premier realizou, sob a coordenação do músico e professor universitário Ivan Vilela, quatro edições do curso Músicos Atuantes em Hospitais e Instituições de Longa Permanência. Desde 2019, sob coordenação do músico e antropólogo Emiliano Castro, o curso passou a se chamar Viver a Música e é composto por palestras temáticas, vivências, aulas de técnica vocal, improvisação, formação de repertórios, ritmo e abordagem de pacientes. Saiba mais no hotsite do curso
www.premierhospital.com.br/musicos
Ciclo Idosos do Brasil
Em 2011, em uma parceria entre o Hospital Premier, a OBORÉ e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), realizou-se o ciclo de debates Idosos no Brasil: Estado da Arte e Desafios, com o objetivo de fomentar discussões sobre o envelhecimento. Dez encontros temáticos abordaram desde as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa até trabalho, renda, previdência e assistência social, lazer, questões relacionadas à bioética e à promoção do envelhecimento ativo, entre outros temas.
Congresso Municipal do Envelhecimento Ativo
Uma iniciativa do vereador Gilberto Natalini, apoiada pelo Hospital Premier, o Congresso Municipal do Envelhecimento Ativo, hoje em sua quarta edição, é um momento de discussão sobre os principais pontos de impacto quando se trata de envelhecimento. Apoiado pelas principais entidades e organizações da sociedade civil ligadas ao tema, o Congresso visa promover a reflexão sobre o envelhecimento e a situação atual da população idosa.
Ações Culturais
Sessão Averroes de Cinema e Reflexão
Atividade mensal desenvolvida na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, com intuito de usar a linguagem cinematográfica como mecanismo de reflexão, ensino-aprendizagem, difusão, troca e ampliação de saberes relacionados à vida, terminalidade, envelhecimento e desafios dos Cuidados Paliativos. Entre 2008 e 2013, foram realizadas 40 sessões de cinema, reunindo cerca de 4.600 pessoas, como parte da programação permanente da Cinemateca.
Ciclo de Cinema e Reflexão
Promovido desde 2008 na Cinemateca Brasileira, o Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer tem como principal objetivo refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e a terminalidade. O Ciclo nasceu com a proposta de promover anualmente um grande encontro composto por exibição de filmes e mesas de reflexão, atividades técnico-científicas e espetáculos musicais.
Prêmio Averroes
Idealizado pelo Hospital Premier, pela OBORÉ Projetos Especiais e pelo escritor e ativista social José Luiz Del Roio, o Prêmio Averroes se destina ao reconhecimento de personalidades que foram, ao longo da vida, pioneiras e compartilhadoras de seus conhecimentos em diversas áreas do saber. O nome do prêmio remete ao filósofo, jurista e médico Averroes, que viveu na região de Al-Andaluz entre 1126 a 1198 e tornou-se conhecido por divulgar a obra de grandes filósofos gregos, entre eles Aristóteles. Seu pensamento está marcado pelo viver com ética, pela tolerância a outras culturas e pela razão como método científico.
Jardins de Soraya
Os Jardins de Soraya – nome que faz referência à matriarca da família Salman – são um espaço de convívio e solidariedade e foram concebidos para receber apresentações artísticas, confraternizações, eventos, palestras e conferências. É também espaço terapêutico para pacientes, familiares, amigos, funcionários e moradores do bairro, com seu uso para os mais diversos fins. A arquitetura mourisca mesclada com a escola do modernismo paulista inspirou o projeto. Entre as referências para a concepção do espaço estão Alhambra, na Espanha, além do Sesc Pompéia em São Paulo e a mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi. O projeto arquitetônico é de autoria de Laila Salman e Filipe Barreto, e o paisagismo é de Gleice Caputo e Fatima Salman.
Ações sociais
Bairro Amigo do Idoso
Iniciado em 2009, o projeto Bairro Amigo do Idoso é fruto de parceria com a Unifesp e a Prefeitura de São Paulo. Com base no projeto mundial Cidade Amiga do Idoso, da Organização Mundial da Saúde, seu objetivo é aproximar a comunidade das questões relacionadas à velhice. É composta por uma série de atividades voltadas para o convívio entre moradores da Vila Cordeiro, onde o Hospital Premier está localizado, e aqueles que estão internados na instituição.
Narrativas de Vida de Idosos
O projeto Narrativas de Vida de Idosos é uma iniciativa que promove interação entre estudantes da EMEF José Dias da Silveira, localizada a alguns quarteirões do hospital, e pacientes do Premier. O trabalho consiste na realização de entrevistas feitas pelos próprios estudantes com os pacientes, a fim de conhecer a biografia de cada um. Em 2016 o Premier lançou uma cartilha que reuniu as mini biografias escritas pelos estudantes.
Prêmio Ecléa Bosi
O Prêmio Ecléa Bosi – Enlace de Gerações teve sua primeira edição em 2018, com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes de assuntos relacionados ao envelhecimento, assim como difundir a produção e os pensamentos da psicóloga social Ecléa Bosi. O prêmio convidou jovens de 12 a 18 anos a produzirem vídeos sobre dois temas: mobilidade na cidade e histórias de vida de idosos, de modo a promover a troca de experiências entre gerações, a reflexão e a difusão das demandas dos idosos na sociedade.
Hora Lúdica
Destinada a colaboradores do Hospital Premier desde 2017, a atividade visa integrar a equipe e nutrir maneiras positivas de enxergar o outro. Além disso, é uma ferramenta de combate à Síndrome do Esgotamento Profissional, conhecida como Burnout. Conduzidas pelo músico e antropólogo Emiliano Castro, as intervenções têm como base o método O Passo, criado em 1996 pelo músico e educador Lucas Ciavatta, que compreende o processo musical “como um fenômeno indissociável do corpo, da imaginação, do grupo e da cultura”. Saiba mais sobre o método O Passo.
Teatrar
O projeto, realizado pelo Instituto em parceria com a EMEF Dr. José Dias da Silveira, tem coordenação pedagógica do diretor teatral Amauri Falseti, fundador da Cia. Paideia de Teatro, que trabalha há quase 40 anos com jovens em atividades teatrais. Participam desta ação os músicos Emiliano Castro, Toninho Carrasqueira e Ivan Vilela, bem como o jornalista e roteirista João Rocha Rodrigues. O projeto tem a coordenação geral de Samir Salman, médico, fundador do Hospital Premier e presidente do Instituto Premier de Educação e Cultura. Em diálogo com o bairro, em 2024, 22 estudantes da escola se reúnem semanalmente a fim de aprender, trocar experiências e vivências musicais e teatrais, ao passo que aprendem e refletem acerca dos Direitos Humanos, mais especificamente, dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ao final, será produzido um espetáculo inspirado na obra de Elifas Andreato.