top of page
Qelca.png

Programa QELCA

®

Programa QELCA  Treinamento do Facilitador 2024

| De 27 a 30 de agosto, das 9h às 13h

Formação voltada a profissionais de instituições públicas e privadas

 

INSCRIÇÕES ABERTAS | VAGAS LIMITADAS

contato@institutopremier.org.br

Para mais informações, clique aqui e agende uma reunião com a equipe

do Programa QELCA®.

®

Inovação na educação
para o cuidado de fim de vida

Nas últimas décadas, verifica-se que a população tem vivido por mais tempo e com comorbidades complexas, o que resulta em desafios significativos para muitos dos sistemas de saúde pelo mundo. 

 

Focar em educação e treinamento da força de trabalho que presta a maior parte dos cuidados no fim da vida é uma estratégia fundamental para garantir que o processo de morte seja acompanhado por profissionais com habilidade e compaixão.

 

Em tradução livre, QELCA® (Quality End of Life Care for All) significa Cuidados de Fim de Vida com Qualidade para Todos. Originado e validado pelo St. Christopher's Hospice – berço mundial dos Cuidados Paliativos, o programa busca empoderar equipes de profissionais de qualquer área ou disciplina clínica para liderarem a prestação de cuidados de alta qualidade aos pacientes no fim da vida e às suas famílias.

Clique aqui e faça download do material de divulgação do curso.

foto 02.png
qelca treinamento do FACILITADOR 2021-2023.png

O Programa QELCA
Treinamento do Facilitador

®

Desenvolvido inicialmente em parceria com o King’s Fund, o programa QELCA® foi implementado no Reino Unido em colaboração com o Hospice UK e o NHS (sistema nacional de saúde britânico). Atualmente, conta com rede de satélites QELCA® no Reino Unido, China, Coreia do Sul e Argentina. 

 

Propriedade intelectual de Liz Bryan, consultora independente de educação sobre cuidados paliativos e de fim de vida, associada honorária sênior do St. Christopher’s CARE. Qualquer instituição que deseje ofertar o programa precisa ser registrada e contar com pelo menos dois Facilitadores QELCA® certificados. No Brasil, a formação é oferecida pelo Instituto Premier, a partir do programa QELCA® Treinamento do Facilitador.

 

O programa foi elaborado para ser ministrado por profissionais com experiência em Cuidados Paliativos, que possuem habilidades valiosas como a escuta ativa, trabalho em equipe e comunicação em situações desafiadoras, essenciais para

as metodologias de ensino utilizadas no programa. A mesma abordagem centrada na pessoa é usada para apoiar e permitir que os participantes implementem as mudanças necessárias para melhoria dos cuidados no final da vida nos locais

em que trabalham.

Processo de certificação

Se a sua instituição deseja se tornar um centro certificado para oferecer o Programa QELCA® dentro e fora de sua instituição, acesse o Fluxograma para Certificadas QELCA®. O processo começa com a identificação de pelo menos dois membros da equipe elegíveis para participar do Programa QELCA® Treinamento do Facilitador.

 

O Instituto Premier é o responsável no Brasil por ofertar os recursos educacionais e dar suporte durante a implementação do programa QELCA® piloto. O aprendizado será avaliado através da submissão de um ensaio reflexivo e um portfólio de evidências.

O que vou aprender?
 

• Justificativas e contextos para o desenvolvimento do Programa QELCA®

• A teoria subjacente à abordagem QELCA® para a educação em cuidados de final de vida

• O papel do Facilitador QELCA® e estratégias para superar obstáculos à oferta eficaz do programa

• Os elementos essenciais do Programa QELCA®, como empregá-los e quais recursos utilizar

Quem pode participar?
 

Profissionais com experiência em

Cuidados Paliativos das seguintes áreas:

• Medicina

• Enfermagem

• Psicologia

• Assistência social

• Educação

• Fisioterapia

• Terapia Ocupacional

• Nutrição

• Fonoaudiologia

Pré-requisitos:
 

• Mínimo de 3 anos de experiência em Cuidados Paliativos

• Apoio da instituição empregadora para ofertar o Programa QELCA®

• Disponibilidade de participar dos quatro dias de treinamento online (meio período) 

• Possibilidade de concluir as atividades, tarefas e avaliações do programa

• Disponibilidade para estruturar e ofertar

o Programa QELCA® por 7 a 10 meses após o treinamento inicial

A conclusão bem-sucedida

deste Programa resulta

na obtenção de certificado,

no registro como Facilitador QELCA®

e na habilitação institucional

para oferta do Programa.

Facilitadoras

Amirah Adnan Salman2.jpg

Amirah Adnan Salman

Médica especializada em Medicina Física e Reabilitação, é consultora educacional e assistente de pesquisa do Instituto Premier. Pós-graduada e assistente de ensino em pesquisa clínica pela Harvard T.H.Chan Escola de Saúde Pública. Fellowship na Clínica de Manejo Interdisciplinar da Dor – Groote Schuur Hospital, University of Cape Town. É mestre em Saúde Pública – Análise de Sistemas e Políticas de Saúde pela University of Cape Town.

Dra. Angélica 03.png

Angélica Massako Yamaguchi

Médica geriatra com área de atuação em Cuidados Paliativos, é doutora em Ciências pela FMUSP e supervisora clínica do Hospital Premier. Ex-assistente do NADI – ICHC – FMUSP, é membro da Comissão Científica do Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar e colaboradora do Ministério da Saúde – Cadernos de Atenção Domiciliar.

Liz-Bryan-RGB.jpeg

Liz Bryan

Consultora independente de educação em cuidados paliativos e de fim de vida. Diretora de Educação e Treinamento do St. Christopher's Hospice entre 2013 e 2019 - período em que desenvolveu o Programa QELCA® - do qual é a proprietária intelectual. Atualmente associada honorária sênior do St Christopher's CARE. Experiência em enfermagem em cuidados paliativos, aconselhamento em psicoterapia e educação de adultos. Durante 12 anos, lecionou na Faculdade de Enfermagem, Obstetrícia e Cuidados Paliativos Florence Nightingale do King's College London, apoiando a oferta de educação acadêmica em cuidados paliativos e de fim de vida baseada em evidências.

Manu Salman.png

Manuela Salman

Coordenadora de ensino do Instituto Premier. Médica especializada em Psiquiatria, Pós-graduada em Cuidados Paliativos num Modelo de Atenção Integral à Saúde pela Faculdade de Medicina de Itajubá / Hospital Premier e em Medicina Paliativa pelo Centro Universitário São Camilo / Instituto Paliar. Atua com Advocacy em Cuidados Paliativos como membro da Comissão Executiva do movimento social Frente PaliATIVISTAS - Cuidados Paliativos pelo Brasil. Foi supervisora clínica (2017-2023) e membro da equipe interprofissional (2013-2023) do Hospital Premier.

WhatsApp Image 2024-04-25 at 10.37.26.jpeg

Barbara Cury

Médica com residência em Clínica Médica, especializada em Geriatria pelo Hospital Sírio Libanês e em Psicogeriatria pelo PROTER/USP. Especializada em Medicina Canabinoide com certificação internacional pela WeCann Academy. Membro fundador da Associação Médica Brasileira de Endocanabinologia (AMBCANN). Possui título de especialista em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira (AMB). No momento realiza especialização em Avaliação e Tratamento Interdisciplinar de Dor pela Faculdade de Medicina da USP. Facilitadora do Programa QELCA©️ TdF Instituto Premier - St. Christopher´s CARE certificada em 2023. Preceptora do Instituto Premier Educação e Cultura.

Cronograma

  • 27 a 30 de agosto de 2024: imersão de treinamento online das 9h às 13h (horário de Brasília)

  • Oferta de um Programa QELCA® em sua instituição de origem com acompanhamento constante (programa de 5 dias mais uma sessão mensal de Aprendizado pela ação durante 6 meses) – datas a serem definidas pela instituição inscrita  

  • Entrega da avaliação de aprendizagem: ensaio reflexivo e portfólio de evidências – data a ser definida pelas facilitadoras do curso em diálogo com a instituição inscrita

 

 

Investimento

  • 6x R$1.826 por facilitador – à vista, 10% de desconto – sendo necessária a participação de ao menos dois membros de cada organização

  • O programa oferece condições especiais para instituições públicas

 

Reserve já sua vaga > Informações: contato@institutopremier.org.br

bottom of page