Dia 30 de novembro tem Prêmio Averroes na Praça Vladimir Herzog
- Contato Instituto Premier
- 13 de nov.
- 4 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
Realizado pelo Instituto Premier, organização que integra o Coletivo Cultural Associação de Amigos da Praça, o troféu será entregue à médica paliativista Maria Goretti Maciel com muita música, comida e festa! A programação do evento conta com comida árabe a música.

Sim, o ano passou voando e já chegamos à última edição (ou penúltima, quem sabe!) de 2025 do nosso querido ‘Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer!’ Foram 10 domingos de música, comidas e conversas e que transformaram a Praça em um local de convivência, bem no centro da cidade de São Paulo. Ali, o Coletivo Cultural Associação de Amigos da Praça Vladimir Herzog colocou em prática o conceito de comensalidade, pensado por Leonardo Boff, e tão repetido pelo Sergião.
Para encerrar o ano com chave de ouro, a edição de novembro acontece no domingo, dia 30, a partir das 11h, e traz um momento especial: a cerimônia de premiação do Prêmio Averroes que, desde 2008, reconhece estudiosos e personalidades com trajetórias marcadas pelo pioneirismo e espírito compartilhador, valores alinhados à proposta do espaço de memória.
Nesta edição do Prêmio, a grande homenageada é Maria Goretti Maciel, uma das fundadoras da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANPC), pensadora e autora de importantes publicações que ajudaram a ampliar o conhecimento sobre os cuidados paliativos no Brasil.
Um toque de tempero, um toque de humanidade
Nesta edição, o prato será surpresa, mas a origem não: teremos comida árabe! E quem comandará as panelas, serão Mohammed e Hadil Farhat, refugiados palestinos residentes no Brasil.
Mohammed Farhat, casado com Hadil Farhat, trabalhava em uma organização de ajuda humanitária em Gaza e Hadil, trabalhava como secretária em uma escola. Eles chegaram ao Brasil, com sua família, no primeiro voo dos repatriados, em 2023. Perderam tudo na Guerra e encontraram no Brasil novas possibilidades.
Uma textura sutil e sensível
“Será um encontro de mestres”, contou Oswaldo Colibri Vitta, curador musical do evento. Quem comandará o palco deste dia especial, serão os grandes mestres Heloísa Fernandes, no piano, Toninho Carrasqueira, na flauta, Ivan Vilela, na viola brasileira de 10 cordas e Emiliano Castro, com violão de 7 cordas.
Todos os músicos convidados fazem parte da história do Instituto Premier e da OBORÉ, caminhando lado a lado, como no curso 'Viver a Música - músicos atuantes em hospitais e instituições de saúde'.
Para Emiliano Castro, o que se pode esperar deste dia é uma experiência única, sensível e festiva: "Teremos uma textura, um pouco sutil, um pouco festiva. Somando a estes três grandes mestres, importantes na trajetória de uma música sensível e suave, a uma homenagem à Goretti. Então a gente vai se aproximar também desta referência festeira e nordestina."
Prêmio Averroes - Pioneiro e Compartilhador
Idealizado pelo Instituto Premier, no âmbito do Hospital Premier, pela OBORÉ Projetos Especiais e pelo escritor e ativista social José Luiz Del Roio, o Prêmio Averroes se destina ao reconhecimento de personalidades que foram, ao longo da vida, pioneiras e compartilhadoras de seus conhecimentos em diversas áreas do saber.
O nome do prêmio remete ao filósofo, jurista e médico Averroes, que viveu na região de Al-Andaluz entre 1126 a 1198 e tornou-se conhecido por divulgar a obra de grandes filósofos gregos, entre eles Aristóteles. Seu pensamento está marcado pelo viver com ética, pela tolerância a outras culturas e pela razão como método científico.
Saiba mais sobre o Prêmio e a homenageada desta edição, aqui: Prêmio Averroes 2025 reconhe trajetória paliativista
Além do Coletivo Cultural Associação de Amigos da Praça Vladimir Herzog, integram o rol de apoiadores desta edição: Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), Academia Estadual de Cuidados Paliativos (AECP-SP), Academia Estadual de Cuidados Paliativos (AECP-MG), Cabana Compassiva (MG), Cuidativa (Pelotas), Frente PaliATIVISTAS, Heliópolis Compassiva (SP), Instituto Entrelaçando Vidas e Instituto PaliAtivo.
SERVIÇO
‘Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer!’ - edição de novembro.
Domingo, 30 de novembro de 2025, a partir das 11 horas.
Cerimônia do Prêmio Averroes, apresentação musical e comida palestina.
Evento gratuito e aberto ao público.
Como chegar: Rua Santo Antônio, 33, Bela Vista – São Paulo – SP, atrás da Câmara Municipal, em frente ao Terminal Bandeira.
Veja a lista das entidades que compõem o Coletivo Cultural Associação de Amigos da Praça Vladimir Herzog:
Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo
Banca Livraria dos Jornalistas Vladimir Herzog
Câmara Municipal de São Paulo
Canal da Praça
Centro Acadêmico Vladimir Herzog | Cásper Líbero
CÉU – Museu de Arte a Céu Aberto
Coletivo Café Sem Pauta
Coletivo Paulo Freire Zona Norte
Colibri & Associados Comunicações
Constructo
Escola da Cidade
Instituto Elifas Andreato
Instituto Equipe Educação, Cultura e Cidadania
Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais
Instituto Premier
Instituto Vladimir Herzog
OBORÉ
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Sindicato dos Advogados e Advogadas do Estado de São Paulo (SASP)
Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP)
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)
Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP)
