Faculdade de Saúde Pública da USP homenageia David Capistrano Filho
- Contato Instituto Premier
- 7 de nov.
- 2 min de leitura
A cerimônia acontece no próximo dia 10 de novembro, às 19h, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). David Capistrano da Costa Filho foi sanitarista, gestor público e uma das figuras mais importantes na construção do Sistema Único de Saúde (SUS).
Por Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP).
Capistrano assumiu a presidência do COSEMS/SP em 1990, em um contexto de crises econômicas e políticas no país, período em que fortaleceu a luta pela consolidação da gestão municipal e pelo fortalecimento do SUS nascente. No início de sua carreira como médico, dedicou-se à saúde pública e rapidamente se destacou como um dos criadores e inspiradores do Sistema Único de Saúde, contribuindo o de forma decisiva para a formulação de políticas baseadas na equidade, integralidade e participação social.

Davi Capistrano. Foto: arquivo A Tribuna.
Durante suas gestões como secretário de Saúde e prefeito de Santos, Capistrano implementou programas reconhecidos nacional e internacionalmente, como a criação dos Núcleos de Atenção Psicossocial (NAPS), a ampliação das Unidades Básicas de Saúde e políticas pioneiras de enfrentamento à AIDS. Sua atuação valeu-lhe o prêmio da ONU em Saúde, tornando-se referência para gestores e profissionais de todo o país.
Em 1997, a convite do professor Adib Jatene, Capistrano implantou o Programa de Saúde da Família (PSF) em duas regiões da cidade de São Paulo, ampliando o acesso e a resolutividade da atenção básica nas periferias. Sua trajetória, marcada por compromisso ético e visão humanista, permanece como símbolo de resistência, inovação e compromisso com a saúde como direito de todos e dever do Estado.
Em reconhecimento à sua contribuição e legado, o COSEMS/SP deu nome ao Prêmio David Capistrano, concedido anualmente às experiências exitosas municipais apresentadas durante o Congresso do COSEMS/SP, fortalecendo a memória de um gestor que acreditava na transformação do SUS a partir das ações locais.
Aparecida Linhares Pimenta, assessora técnica do COSEMS/SP, irá compor a mesa do evento que falará sobre o legado no sanitarista.
Programação da homenagem
18h45 – Descerramento da placa da “Escada David Capistrano da Costa Filho” (Escadarias da FSP-USP)19h – Apresentação musical de Emiliano Castro (Auditório João Yunes)19h15 – Abertura com Prof. José Leopoldo Ferreira Antunes, diretor da FSP-USP19h30 – Exibição de vídeo sobre a trajetória de David Capistrano19h40 – Mesa com os participantes:
Ubiratan de Paula Santos (coordenação) – médico pneumologista do INCOR
Aparecida Linhares Pimenta – médica sanitarista, ex-secretária de Saúde de Bauru e Santos
Breno Altman – jornalista e editor do Ópera Mundi, representante da família de David Capistrano
20h40 – Manifestações das entidades apoiadoras: COSEMS/SP, ABRASCO, CEBES, Centro de Memória da FSP-USP, Associação Paulista de Saúde Pública e Oboré – Projetos Especiais21h10 – Homenagem a Haide Benetti21h15 – Encerramento com apresentação de Emiliano Castro
A cerimônia será realizada no Auditório João Yunes, na FSP-USP, e é aberta ao público | Av. Dr. Arnaldo, 715 - Cerqueira César, São Paulo - SP.
