top of page

Instituto Premier presenteia INCA com Árvore da Vida e Exposição de Cicely Saunders

  • Foto do escritor: Contato Instituto Premier
    Contato Instituto Premier
  • 12 de dez.
  • 5 min de leitura

Samir Salman, diretor presidente do Instituto Premier recebe homenagem durante a celebração de 27 anos da Unidade de Cuidados Paliativos do Instituto Nacional de Câncer – Hospital do Câncer IV (HC IV).


ree

Por Luana Copini | Fotos: Livia Costa e Luan Citele


“Celebrar a história, honrar o cuidado”, este foi o título atribuído à celebração de  27 anos da Unidade de Cuidados Paliativos do Instituto Nacional de Câncer – Hospital do Câncer IV (HC IV - INCA), realizada em 25 de novembro, no Rio de Janeiro.


Abriram o evento a médica paliativista e gestora, Renata Freitas, Diretora do HC IV – INCA, Angela Coe, Coordenadora Substituta de Assistência do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Roberto de Almeida Gil, Diretor Geral do INCA.


O HC IV é a primeira unidade de Cuidados Paliativos 100% SUS do Brasil, responsável pelo atendimento ativo e integral aos pacientes com câncer avançado e sem possibilidades atuais de cura, encaminhados de outras unidades do Instituto.


O trabalho desenvolvido no Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde, conta com equipes multiprofissionais e é pautado pela medicina integrativa, com foco no paciente, no controle dos sintomas e da dor e no bem-estar.


Após a abertura do evento, foram inauguradas duas obras que podem ser apreciadas por todos que circulam na Unidade: a Árvore da Vida e a Exposição de Cicely Saunders. As obras foram doadas pelo Instituto Premier e agora farão parte da área de convivência da Unidade, oferecendo aos visitantes, funcionários, pacientes e famílias, um momento de inspiração e aprendizado, em meio à vida.


“Agradecemos ao Instituto Premier, instituição pioneira e referência em Cuidados Paliativos no Brasil, pela doação ao Hospital do Câncer IV. Este gesto simbólico e generoso, fortalece os laços entre instituições comprometidas com um cuidado digno, humano e transformador”, declara Renata Freitas.


E já que se fala de cuidado, o médico oncologista Carlos José Coelho de Andrade, deu continuidade à celebração abordando a felicidade. Com uma fala potente e afetiva, Carlos José aborda a vida e a ‘Felicidade  baseada em evidências como prática de cuidado’.


Confira no vídeo abaixo uma pequena demonstração da fala do médico: ‘Felicidade baseada em evidência’ durante o TEDxRioSalon (2019). Assista também a aula do Ciclo Remoto de Palestras da Coordenação de Pesquisa e do Programa de Pós-Graduação em Oncologia do INCA, aqui.


Na sequência, a psicóloga Ana Beatriz Raimundo de Castro apresenta o Programa Alice, uma iniciativa do INCAvoluntário que promove a Terapia Assistida por Animais (TAA). Também conhecida como pet terapia ou cinoterapia, a técnica visa promover o bem-estar físico, emocional, social e cognitivo de pacientes. Essa abordagem tem se mostrado eficaz em diversos contextos, incluindo o tratamento de crianças autistas, pessoas com depressão e, especialmente, no tratamento oncológico.


Ainda, durante a comemoração, os presentes tiveram a oportunidade de explorar uma pequena amostra da exposição "Bordando a Vida", de Marisa da Silva. Marisa é uma Artivista carioca, mulher negra, bordadeira, contadora de histórias e produtora cultural que, desde 2020, desenvolve o Projeto "Fio às Cinco em Pontos" através de lives pelo Instagram, conversando e ouvindo as histórias e memórias das Bordadeiras e Bordadeiros do Brasil e exterior.


Além dos médicos e gestores já nomeados, participaram também Camilla Allieve e Priscila Helena Marietto Figueira, da Coordenação de Gestão de Pessoas  do INCA, Fernanda Oliveira, Gerente-geral do INCAvoluntário, dentre outros profissionais do Instituto. Andréa Augusta Castro e Ana Carolina Faria Conan, do Centro QELCA - UERJ e Simone Cotrim Cerqueira Pinto, do Centro QELCA - Unirio, também marcaram presença.



Homenagem e agradecimento


Em outubro, o Instituto Premier recebeu um convite inesperado: organizar peças e mobilizar pessoas, tendo em vista uma homenagem surpresa, dedicada a seu fundador, Samir Salman.


Durante a inauguração da Árvore da Vida e da exposição de Cicely Saunders, Samir foi homenageado, recebendo das mãos de Renata Freitas uma placa que eterniza e reconhece a sua contribuição e parceria ao longo dos anos.



Ficou a cargo de Livia Costa, nutricionista do HC IV, emocionar Samir e os convidados presentes, além da família e amigos que acompanhavam o momento de maneira remota, via transmissão online.


Ao ler e parafrasear Conceição Evaristo, Livia recita: "É tempo de formar novos quilombos, em qualquer lugar que estejamos. E que venham os dias futuros, salve 2025! A mística quilombola persiste afirmando: a liberdade é uma luta constante."


Após um passeio matutino pelas dependências do Hospital e já agradecendo a homenagem, Samir confirmou o seu compromisso com o Sistema Único de Saúde. “Em todos os anos de Hospital e Instituto Premier, nosso foco sempre foi no cuidado acessível e de qualidade para todos e todas, dentro e fora de ambientes hospitalares, com ou sem doenças ameaçadoras à vida”.


Embora um Hospital privado, o Premier, através de seu braço social, o Instituto Premier, concebe e realiza, desde a sua fundação, projetos, ações e atividades de fortalecimento de políticas públicas voltadas ao SUS, como por exemplo, os Encontros Brasileiros de Ligas Acadêmicas e Serviços de Cuidados Paliativos.


Veja aqui alguns depoimentos de amigos e familiares de Samir.



A Árvore da Vida


A árvore representa a estrutura viva, integrada e em contínua evolução dos Cuidados Paliativos, ancorada em princípios éticos, técnicos e humanitários que orientam práticas assistenciais de excelência e respeito à dignidade humana.


As raízes simbolizam os fundamentos que sustentam essa abordagem: comunicação efetiva e empática, autonomia, tomada de decisão compartilhada e trabalho multidisciplinar.


O tronco expressa a força da rede de atenção — equipes multiprofissionais articuladas, protocolos clínicos, gestão integrada e suporte institucional — assegurando continuidade e integralidade da assistência.


 A copa totalmente artesanal simboliza o cuidado — delicado, coletivo e contínuo — que vai muito além da dimensão biomédica, acolhendo pacientes e seus cuidadores com atenção ao controle de sintomas, apoio psicossocial e suporte espiritual.


Assim como uma árvore que floresce quando sustentada por raízes firmes, os cuidados paliativos se consolidam como política pública essencial, orientada pela ciência, pela ética e pelo compromisso com o cuidado centrado na pessoa, revelando que ciência e afeto caminham juntos. 



Exposição da Cicely Saunders

Esta exposição é dedicada à vida e ao legado de Dame Cicely Saunders (1918-2005)


Pioneira, enfermeira, assistente social e médica, Cicely Saunders é a fundadora do movimento moderno de Cuidados Paliativos. Sua visão revolucionária transformou a maneira como o mundo enxerga o cuidado ao fim da vida, estabelecendo que todo ser humano tem o direito à dignidade, alívio do sofrimento (físico, social, psicológico e espiritual) e qualidade de vida, independentemente do prognóstico.


Esta mostra celebra a filosofia de que "você importa até o último momento de sua vida" e convida à reflexão sobre a importância da compaixão, do respeito e da excelência no cuidado integral ao paciente.


Que a história de Cicely Saunders inspire a todos nós, profissionais, pacientes e familiares, a promover um cuidado que acolhe a vida em sua totalidade.



Para conhecer um pouco da exposição, acesse o QR Code acima.


 
 

Conheça a nossa POLÍTICA DE COOKIES e o TERMO DE USO DE DADOS – LGPD - LEI Nº 13.709.

Instituto Premier - Todos os Direitos Reservados.

bottom of page