Maria Goretti Maciel será a 11ª homenageada do Prêmio Averroes
- Contato Instituto Premier
- 7 de nov.
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de nov.
Gratuita e aberta ao público, a cerimônia de entrega do Troféu será realizada no dia 30 de novembro, na Praça Memorial Vladimir Herzog; Em construção, o Prêmio segue aberto para a adesão de apoiadores até o dia 12/11.

Com a recente mobilização pela criação da Política Nacional de Cuidados Paliativos, ficou evidente o quanto o esforço e o trabalho persistente de alguns, germinam flores e frutos em muitos.
Antecedendo a Frente Paliativistas, que é uma linda realidade coletiva, temos a alegria de ter compartilhado experiências e caminhado lado a lado de quem precedeu esta luta, de quem plantou estas sementes.
Os frutos estão nascendo de semeaduras passadas, de mãos cuidadosas, corajosas e fortes, como as de Maria Goretti Maciel, nossa homenageada em 2025.
Com uma trajetória marcada pela humanização e pelo embasamento científico, Goretti é uma das maiores referências em Cuidados Paliativos no Brasil. Ela foi uma das fundadoras da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e é autora de importantes publicações que ajudam a disseminar o conhecimento sobre cuidados paliativos, destacando a visão de um cuidado integral e compassivo.
Sobre o Prêmio
Concebido em 2008 pela OBORÉ a pedido do Instituto Premier, no âmbito do Hospital Premier, o Prêmio Averroes busca valorizar e reconhecer a trajetória de pioneirismo e espírito compartilhador de estudiosos e personalidades atuantes nas mais diversas áreas do conhecimento. Coube ao historiador ítalo-brasileiro José Luiz Del Roio conceituar a honraria e ao artista plástico Jaime Prades criar a peça que materializa o prêmio: uma placa de aço carbono oxidado trabalhada em cortes de grafismos vazados inspirados nos padrões florais em relevo das paredes da mesquita de Córdoba. Considerado um dos pais da Medicina, Averroes (1126-1198) foi expoente da filosofia árabe. Distinguiu-se em funções públicas, foi tradutor e comentador de Aristóteles, marcou profundamente a história do pensamento cristão, judaico e islâmico.
Homenageados
Já foram homenageados com o Prêmio Averroes o médico Marco Tullio de Assis Figueiredo, pioneiro na implantação dos cuidados paliativos no Brasil (2008); a educadora Ausonia Donato, diretora do Colégio Equipe e pesquisadora da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (2009), Luiz Hildebrando Pereira da Silva, cientista, pesquisador e diretor do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (2010), a escritora e psicóloga social Ecléa Bosi (2011), o jornalista, professor e pesquisador Manuel Carlos Chaparro (2012), o médico bioeticista, pesquisador e professor José Eduardo de Siqueira (2013), Leonardo Boff, teólogo brasileiro e escritor (2014), Audálio Dantas, jornalista e escritor (2017), Laerte, cartunista (2018) e Diego Grácia, médico bioeticista (2019).
Neste ano, a cerimônia de entrega do Troféu será realizada no dia 30 de novembro, na Praça Memorial Vladimir Herzog, nos moldes do evento mensal ‘Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer’. Com isso, antecipamos que o encontro terá muita música, comida e convivência.
Como apoiar
Como de costume, nos últimos anos passamos a convidar instituições que estejam alinhadas com os compromissos do Prêmio a fazerem parte do rol de parceiros, a fim de multiplicar a ação.
A parceria nesta edição do Prêmio compreende:
Apoio na divulgação (site, redes sociais e outros canais de comunicação);
Inclusão da logomarca nas artes da divulgação;
Presença no evento de entrega do Troféu Averroes a dar-se no dia 30 de novembro, na Praça Memorial Vladimir Herzog.
Para apoiar, basta preencher este formulário e enviar o arquivo da logomarca em boa resolução até quarta-feira, 12 de novembro.
