

Teólogo, filósofo, escritor, professor e membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra. É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos. Ganhador do Prêmio Averroes (2014) que enaltece o pioneirismo e a generosidade intelectual.

Sociólogo da área médica e da saúde pública. É professor de Saúde e Assistência Social na Universidade de Northumbria, em Newcastle-upon-Tyne, no Reino Unido. Trabalhou como professor titular na Austrália, Japão, Reino Unido e EUA. Contribuidor de longa data para o estudo interdisciplinar da morte. Ele atua como patrono das associações nacionais de doulas na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. Fundador e um dos principais defensores das Comunidades Compassivas.

Atua como consultora sênior da Equipe de Aprendizagem Profissional do St. Christopher's. Foi Líder Clínica Nacional do Hospice UK. Atuou como Diretora Clínica e Consultora de Estratégia do St. Joseph's Hospice, no leste de Londres. É enfermeira de saúde geral e mental e possui doutorado com foco na experiência do usuário em cuidados paliativos. Foi pesquisadora sênior no Harris Manchester College, em Oxford. É membro do Senado Clínico de Londres e administradora do Hospice Care Kenya.

Mark Stoltenberg é médico especialista em cuidados paliativos no MGH e na Harvard Medical School. Diretor médico do Programa de Cuidados Paliativos Domiciliares e codiretor do Programa Global de Cuidados Paliativos do MGH. Liderou projetos de cuidados paliativos no Caribe, África Oriental e América Latina, trabalhou como consultor internacional para a OPAS e para a Associação Internacional de Energia Atômica (AIEA). Lidera um subgrupo do GT de Cuidados Paliativos da OMS.

Médica formada em 1988; Especialista em Clínica Médica e Politicas Publicas informadas por evidencias; Atuação exclusiva no SUS, nas áreas de Atenção Básica, Urgências/Emergências, gestão hospitalar e principalmente Atenção Domiciliar. Desde 2011 no Ministério da Saúde onde é a coordenadora geral de Atenção Domiciliar e da pauta dos Cuidados Paliativos.

Médico com mestrado em Medicina Social, doutorado em Medicina: Ciências Médicas e pós-doutoramento em Saúde Internacional. É professor titular do Departamento de Medicina Social. Coordena a Rede de Pesquisas em Atenção Primária da ABRASCO. É consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Coordenou o Censo Nacional das UBS do SUS, um projeto colaborativo liderado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, que avaliou mais de 45.000 UBS em todo o país.

Atualmente é Gestor do Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde/SAPS/MS. É Consultor do Ministério da Saúde a 15 anos, na gestão da PNPIC e na Atenção Primária à Saúde. Foi Coordenador Municipal de PICS em João Pessoa PB 2009-2010. É graduado em Educação Física pela UFPB.

Pós-Graduada em Cuidados Paliativos, UCP Lisboa. Mestre em Administração Pública , ISCTE - Lisboa, (reconhecido pela UFMG) e em Saúde Pública e Controle do Câncer, INCA. Tem especialização em Bioética pelo CFM / FMUP e é diretora do Hospital de Câncer IV - INCA [2019-Presente].

Professora Associada, Livre-docente do Curso de Terapia Ocupacional, Departamento de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e orientadora pelo Programa de Pós-Graduação de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, ambas da Universidade de São Paulo. Mestre e Doutora pela UNICAMP. É membro da EAPC Rehabilitation in Palliative Care Taskforce, da European Association of Palliative Care- EAPC.

Presidente da Sociedade Uruguaya de Medicina e Cuidados Paliativos. Doutor em Medicina e Mestre em Cuidados Paliativos (Madrid, Espanha). Docente nas áreas de Neuropatologia, Fisiopatologia e Farmacologia. Docente na UCU e UM em Montevidéu, Uruguai. Médico Assistente do Fundo Nacional de Recursos.

Enfermeiro, mestre e doutor na temática dos Cuidados Paliativos. Professor nos cursos de enfermagem, medicina e farmácia na UFSJ. Líder do projeto Favela Compassiva Rocinha/Vidigal. Consultor técnico do Ministério da Saúde para a Política Nacional de Cuidados Paliativos.

Doutor em Ciências da Saúde pela Ensp/Fiocruz. Pesquisador colaborador do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Cidadania (DIHS/Ensp/Fiocruz). Coordenador dos cursos de Especialização em Cuidados Paliativos com ênfase na Atenção Primária à Saúde e Direitos Humanos, Relações Étnico- raciais e Saúde na Ensp/Fiocruz. Tecnologista/Fisioterapeuta da Unidade de Cuidados Paliativos do Inca/MS.
PALIATIVISTS
Implementation of the National Palliative Care Policy: Challenges and Strategies | São Paulo, July 16-19, 2025
Scheduled to take place between July 16 and 19 in São Paulo, the 7th Brazilian Meeting of Palliative Care Academic Leagues and Services is organized by the Premier Institute of Education and Culture and is configured as an open space for the generous and humanized exchange of knowledge and experiences.
This year, the central theme - Implementation of the National Palliative Care Policy: challenges and strategies - seeks to reflect on how the process of integrating Palliative Care services into the Health Care Network in Brazil has been going. As an important part of this achievement, the meeting will include and host the 2nd edition of the Palliative Activists Front Congress.
Listening attentively to the reports of managers and those working on the front line of palliative care services, in the various regions of Brazil and also abroad, will provide us with precious clues about this process, as well as elements for understanding the importance of means, methods and strategies for measuring the first impacts on the supply, access and quality of the services provided.
If what drives us is the public spirit, if what we seek is to align challenges and opportunities so that Palliative Care finds a ruler, compass and home within the SUS, it is now up to us to contribute to the qualification and expansion of this space legitimized in the recently approved National Palliative Care Policy (PNCP).
To this end, we increasingly recognize the strength of the six previous meetings in the construction and constitution of the field in Brazil. The program we have carefully organized for this 7th edition is no exception.
It will be a great privilege to have you with us at this event!
PROGRAMMING
![]() | ![]() |
|---|---|
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
SUBMISSION
OF POSTERS
Poster submissions are now open for the 7th Brazilian Meeting of Palliative Care Services.
Present your Service or League, there are two categories:
-
Report of Palliative Care Services
-
Reports from Academic Palliative Care Leagues
The system for submitting files remains open until 29 June.
ORGANISING TEAM












SERVICES AND INSTITUTIONS
ACADEMIC LEAGUES





























PREVIOUS EDITIONS
IAMSPE Integrality Centre Auditorium Rua Pedro de Toledo, 1800, Vila Clementino, São Paulo.

























































